O que Coronavírus e as Mudanças Climáticas têm em comum?

Vamos falar sobre o bem da humanidade.

Estamos, nada mais nada menos, sofrendo as consequências de nossos próprios atos, com relação ao coronavírus, às mudanças climáticas, e não adianta chororô nem mimimi!

“Nossa Carol, você está sendo crítica e radical demais!”

*Giphy

Será?

Vamos refletir sobre os fatos relacionados ao Coronavírus.

  1. Inicialmente tínhamos pensado que o vírus se hospedava no morcego. E, pela nossa imensa capacidade de comer animais estranhos, achamos que tínhamos sido contaminados por esta via. (Foto 1)
  2. Aí, descobrimos que não. Que muito provavelmente o hospedeiro do vírus é o bichinho mais fofo e inofensivo de todos, o pangolim (foto 2). E por que será que nos contaminamos com o vírus? Advinha?! 

Pois então, como falei, temos a imensa capacidade estranha de gostar de carnes estranhas de bichos fofos, alguns ameaçados de extinção (como o Pangolin – foto 2). Gostos estranhos, consequências mais estranhas ainda. A China é o maior consumidor de carne de pangolin, que é contrabandeado da África. Só merda! (Na verdade não excluem os morcegos como uma das vias de transmissão do vírus para o pangolin e daí para os seres humanos, via ingestão da carne.

*Giphy

Ou seja, se deixássemos os bichos lá, em paz, talvez não estaríamos nessa pandemia de histeria coletiva que se disseminou, além de uma possível pandemia. 

A questão das mudanças climáticas é a mesma coisa. Gostamos de coisas (não tão estranhas como a carne de pangolin!). Queremos gastar com coisas. Essas coisas são produzidas em grande escala, precisando de grande quantidade de recursos.

Gostamos de  carnes de vaquinhas. Para a criação de gado é necessário terra livre. Solução – nada inteligente – encontrada: vamos queimar essa floresta aqui e transformar em pasto. 

*Giphy

Não estou falando que todos nós devemos virar vegetarianos ou veganos. Isso é uma questão de escolha. Só quero pontuar que cada escolha tem a sua consequência. 

  • Comer carne de pangolin trouxe como consequência o Cornoavírus e uma possível pandemia.
  • Comer carne de vaquinhas e franguinhos têm como consequência o desflorestamento. O que reduz a assimilação de carbono, que fica na atmosfera na forma de gases de efeito estufa. Piorando o efeito estufa, aumentando a temperatura consequentemente.
  • Querer consumir, consumir, consumir sem pensarmos nas consequências faz com que tenha produção em escala. Que tende a não considerar muito os custos sociais envolvidos e não compensá-los. Fazendo com que aumente a poluição, agravamento do efeito estufa e, consequentemente, aumentando a temperatura do planeta. 

Gostos => Escolhas => Consequências. Sempre.

Como mudar isso? Como ser agente de transformação no dia a dia? 

Responderei essas questões no nosso Webinário do dia 19/03, as 20h30. Inscrições aqui! 

Beijocas e até!

Publicado por Carol Bernardo

Sou a Carol. Também sou bióloga, ecóloga e economista, bailarina, mãe de duas cãs, professora universitária, pesquisadora por paixão, vascaína por opção, carioca de nascimento, brasiliense de coração e escritora nas horas vagas.

Um comentário em “O que Coronavírus e as Mudanças Climáticas têm em comum?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: