3 DICAS práticas que transformarão a sua relação com o lixo

Fala galere! Tudo bem com vocês?

Por aqui tudo ótimo!

Não sei se vocês sabem, mas tenho desenvolvido práticas no meu dia a dia visando a redução dos resíduos que produzo e a ter uma vida mais leve e saudável.

Como essas práticas têm dado certo para mim, compartilharei algumas com vocês neste post. Vai que você também quer ter uma vida mais saudável, ambientalmente falando, né verdade?

*Giphy

É o que eu tenho chamando de hábitos Bioagradáveis! 😉

A primeira coisa que fiz em casa, foi eliminar o uso da sacola plástica para colocar o resíduo seco. Mas, o que é o resíduo seco ou o lixo seco?

Resíduos secos são tudo que não é orgânico. Ou seja, garrafa de vidro, garrafa pet (se você bebe refrigerante), embalagens tetrapak, de isopor, plásticas, latas de alumínio. Tudo isso vai para o lixo seco. Porque, em tese, durante o processamento, esses resíduos passarão por um processo de triagem e cada uma dessas coisinhas serão agrupadas de acordo com a sua natureza e mandadas para o destino final. Seja ele o aterro sanitário ou para as cooperativas de reciclagem.

E por que eu parei de usar sacolas plásticas para receber esse tipo de lixo?

Porque no condomínio tem um “lixão” que recebe todo o lixo seco de cada andar. E lá já tem um saco plástico grande para acolher todo o resíduo seco de cada apartamento. Além disso, eu lavo todas as embalagens antes de “jogar fora”, que é o certo a fazer. Pois, como eu disse, todo esse lixão irá para a triagem. E se a embalagem tiver com resíduo orgânico, não poderá ser destinada para a reciclagem! Já pensaram nisso?

*Giphy

Bom, a segunda coisa que eu fiz foi me livrar do saco plástico para os resíduos orgânicos também! Esses são: cascas de frutas, casca de ovo, pó de café, guardanapos usados, caixa de pizza, papel manteiga.

Por que? Porque eu tenho um recipiente com sacola biodegradável para o destino. E todo esse resíduo orgânico é recolhido 1X por semana por uma empresa que faz todo o processo de compostagem. Como não é possível ter uma composteira em casa, eu decidi pagar por este serviço. Já que eu sou a responsável pela produção desse resíduo e também a responsável por dar uma destinação correta.

*Giphy

O serviço que contratei foi o do Projeto Compostar (clique aqui para saber mais). Eles são ótimos, recolhem direitinho e ao final do mês você pode escolher em receber um pouco do adubo que é produzido pela compostagem ou uma mudinha. 🙂

E a terceira coisa que eu faço é usar aquelas sacolas de papel para recolher o jornal com as fezes e urina da minha cachorra. Como são rejeitos, é interessante que esses sejam acondicionados em locais que seja possível um processo de compostagem sobre eles também. Por isso, uso as sacolas de papel, que são compostáveis também.

*Giphy

Caso você não more em apartamento ou no seu condomínio não tenha esse processo de recolhimento unificado de resíduos, recomendo a seguinte adaptação: utilize as sacolas de papel para acondicionar os resíduos secos. Como são secos, não tem tanto problema em se acondicionado em embalagens de papel. E tenho certeza que você deve ter um monte dessas sacolas de papel em casa e não sabe o que fazer com elas, né verdade? Pois então! 😉

Se quiserem saber mais dicas, mais hábitos e como modificar sua rotina para uma rotina mais “Bioagradável”, se inscreva para o nosso Webinário GRATUITO e ONLINE que será realizado nesta quinta-feira, dia 19/03, às 20h30. Para isso, você pode clicar aqui ou ir na aba de cursos do site! 😉

Aguardo vocês lá!

Beijocas e até! :*

Publicado por Carol Bernardo

Sou a Carol. Também sou bióloga, ecóloga e economista, bailarina, mãe de duas cãs, professora universitária, pesquisadora por paixão, vascaína por opção, carioca de nascimento, brasiliense de coração e escritora nas horas vagas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: