2 Dicas para trabalhar em casa

Fala galere,

Tudo bem com vocês? Por aqui, tudo ótimo!

Como estamos em um período de mudanças, reflexão e um tanto delicado, senti a necessidade de compartilhar com vocês um pouco do que eu fiz, faço e aprimorei, durante minha vida de Home Office

*Giphy

Não sei se vocês sabem, mas a vida de pesquisadora no mestrado e no doutorado tem muito tempo de Home Office. Especialmente se você mexe com dados secundários, que são dados que você não coleta diretamente e consegue acessá-los via outras formas. Durante meu doutorado eu só mexi com dados secundários, o que me fez passar bastante tempo em casa.

Ainda durante o doutorado, entrei para a SAVE Brasil, que é uma Organização Não Governamental (ONG) de conservação de aves. Onde também trabalhei Home Office durante 1 ano e 8 meses. 

E este ano comecei a empreender de cabeça, corpo e alma. Isso significa que meus trabalhos são feitos principalmente no aconchego do meu lar. 

“Esse é um banheiro e um Home Office”
*Giphy

Sei que essa não é a realidade de muitas pessoas. E que muitas sentem dificuldade em transformar sua vida com uma rotina quase que totalmente fora de casa para uma rotina dentro de casa. 

Por isso, darei algumas dicas para quem está sentindo dificuldade neste processo.

A primeira coisa que eu fiz e ainda faço é ter uma rotina matinal. Ou seja, faço as mesmas coisas pela manhã, todos os dias. Isso faz com que eu consiga acordar meu corpo e prepará-lo para o trabalho. Só para dar uma ideia e exemplo, eu faço as seguintes atividades: Acordo, dou atenção às cachorras, vou ao banheiro, bebo água – bastante -, limpo as cacas das cachorras e saio com elas. Retorno, faço e tomo café, medito, escrevo um cadim sobre as impressões do dia, como dormi etc e me preparo para sentar a bunda e trabalhar. 

*Giphy

Não faço sempre nessa sequência todos os dias. Mas, todos os dias eu faço essas atividades. E é ótimo! Meu cérebro entende que depois que eu terminar de escrever ou meditar ou tomar café (dependendo da ordem que faço a minha rotina) eu sentarei e trabalharei. 

A segunda coisa importante é: me preparar para sentar e trabalhar. Deixo tudo à mão para não ter aquela desculpinha: “ah, mas tá faltando o café! vou levantar para pegar”, “ah, deu sede. Vou levantar para beber água!”. Todas as vezes que você interrompe seu trabalho no meio, você demorará mais para retoma-lo após essa interrupção. Então, ter tudo o que você precisa próximo de você é um adianto enorme! 

Então, no meu caso eu coloco já a caneca com café próxima, meus óculos, a garrafa de água e um bloco de notas próximo. O celular deixo no modo avião longe de mim para não ter a interrupção enquanto mantenho o fluxo de trabalho. Com tudo isso, consigo trabalhar bastante.

*Giphy

No início, pode parecer estranho, você pode ficar um pouco desconfortável. Mas, a medida que for fazendo e adotando suas próprias práticas, as coisas vão melhorando e você se sentirá mais energizada e produtiva.

Pensando nisso, eu preparei uma aula amanhã, que chamei de Webinário Transforme sua Vida! Nessa aula, ensinarei técnicas que você pode aplicar imediatamente para se adaptar a esse período de home office sem enlouquecer e sem perder a sua energia! 😉

Será amanhã, a partir das 20h30! É gratuito e 100% online! Inscrições aqui! 😉

Beijocas e vejo você amanhã! 

Publicado por Carol Bernardo

Sou a Carol. Também sou bióloga, ecóloga e economista, bailarina, mãe de duas cãs, professora universitária, pesquisadora por paixão, vascaína por opção, carioca de nascimento, brasiliense de coração e escritora nas horas vagas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: