Qual normal queremos depois do corona?

Tenho escutado muito sobre normalidade neste período. Especialmente as pessoas falando: “Calma, tudo isso vai passar e voltaremos ao normal”. E fico me perguntando: que normal é esse? Qual normal queremos depois do corona?

(Muito normal)
*Giphy

O normal de continuarmos mantendo os meios de produção da forma que é, explorando os recursos naturais da mesma forma?

O normal de continuarmos poluindo e poluindo…?

O normal de continuarmos consumindo de forma indiscriminada, sem pensar sobre a real necessidade de cada coisa e do ciclo de cada produto, desde a produção até o descarte?

O normal de continuarmos tacando o “foda-se” para a nossa agenda marrom (do descarte de resíduos que produzimos com o nosso consumo)?

O normal de turistar em locais maravilhosos, sem se importar com o impacto das nossas ações sobre esses locais, porque, afinal de contas, só venho para passar férias mesmo?

*Giphy

Ou construiremos um novo normal? Onde repensaremos todas as nossas ações sobre a natureza e nos sentiremos, finalmente, como parte de algo maior?

Afinal, nesses meses de algum respiro, algumas mudanças significativas ocorreram, como:

“Vista do Himalaia a partir de cidade ao norte da Índia”

“Himalaia fica visível para Índia após quarentena contra coronavírus derrubar poluição” (Folha de São Paulo – 09/04/2020 – https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/04/himalaia-fica-visivel-para-india-apos-quarentena-contra-coronavirus-derrubar-poluicao.shtml)

“Canais de Veneza ficam com água cristalina sem turistas”

“Quarentena deixa as águas dos canais de Veneza cristalia” (UOL – 18/03/2020 – https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/03/18/quarentena-deixa-agua-dos-canais-de-veneza-cristalina.htm)

“Nasa apontou redução drástica nas taxas de dióxido de nitrogênio na China durante quarentena por coronavírus: gás é liberado por carros, usinas e instalações industriais Nasa/Reprodução”

“Quarentenas e restrições reduzem poluição na Itália, China e em NY.

Estudos mostram queda de 25% nas emissões de dióxido de carbono na China desde início da pandemia de coronavírus; água dos canais de Veneza ficou mais clara.” (Veja – 23/03/2020 – https://veja.abril.com.br/mundo/quarentenas-e-restricoes-reduzem-poluicao-na-italia-china-e-em-ny/)

E aí, qual “normal” você quer depois da pandemia?

Publicado por Carol Bernardo

Sou a Carol. Também sou bióloga, ecóloga e economista, bailarina, mãe de duas cãs, professora universitária, pesquisadora por paixão, vascaína por opção, carioca de nascimento, brasiliense de coração e escritora nas horas vagas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: