Tenho escutado muito sobre normalidade neste período. Especialmente as pessoas falando: “Calma, tudo isso vai passar e voltaremos ao normal”. E fico me perguntando: que normal é esse? Qual normal queremos depois do corona?

*Giphy
O normal de continuarmos mantendo os meios de produção da forma que é, explorando os recursos naturais da mesma forma?
O normal de continuarmos poluindo e poluindo…?
O normal de continuarmos consumindo de forma indiscriminada, sem pensar sobre a real necessidade de cada coisa e do ciclo de cada produto, desde a produção até o descarte?
O normal de continuarmos tacando o “foda-se” para a nossa agenda marrom (do descarte de resíduos que produzimos com o nosso consumo)?
O normal de turistar em locais maravilhosos, sem se importar com o impacto das nossas ações sobre esses locais, porque, afinal de contas, só venho para passar férias mesmo?

Ou construiremos um novo normal? Onde repensaremos todas as nossas ações sobre a natureza e nos sentiremos, finalmente, como parte de algo maior?
Afinal, nesses meses de algum respiro, algumas mudanças significativas ocorreram, como:

“Himalaia fica visível para Índia após quarentena contra coronavírus derrubar poluição” (Folha de São Paulo – 09/04/2020 – https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/04/himalaia-fica-visivel-para-india-apos-quarentena-contra-coronavirus-derrubar-poluicao.shtml)

“Quarentena deixa as águas dos canais de Veneza cristalia” (UOL – 18/03/2020 – https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/03/18/quarentena-deixa-agua-dos-canais-de-veneza-cristalina.htm)

“Quarentenas e restrições reduzem poluição na Itália, China e em NY.
Estudos mostram queda de 25% nas emissões de dióxido de carbono na China desde início da pandemia de coronavírus; água dos canais de Veneza ficou mais clara.” (Veja – 23/03/2020 – https://veja.abril.com.br/mundo/quarentenas-e-restricoes-reduzem-poluicao-na-italia-china-e-em-ny/)
E aí, qual “normal” você quer depois da pandemia?