O que as incertezas nos ensinam?

Vivemos em um mundo de incertezas. Não sabemos o que irá acontecer amanhã. A única coisa que podemos fazer a respeito é ter expectativas sobre. Mas, nada é certo e tudo é incerto. A incerteza faz parte da impermanência das coisas.

Essa incerteza permeia a economia, o meio ambiente, a biologia. Por isso, temos apenas uma expectativa de como a economia se comportará amanhã, como o meio ambiente estará daqui a 5 anos e uma mera expctativa de quando esta pandemia irá acabar. Percebe?

*Giphy

No direito ambiental, temos o Princípio da Precaução, que diz que “a incerteza científica milita em favor do meio ambiente, carregando-se ao interessado o ônus de provar que as intervenções pretendidas não trarão conseqüências indesejadas ao meio considerado” (MILARÉ, 2004, P. 145). Traduzindo em miúdos, significa que dado um mundo de incertezas, não devemos fazer qualquer ato que possa prejudicar o meio ambeinte e a população humana sem que haja provas de que esse ato não fará mal a ninguém.

E de onde vem as provas? Da ciência. Por mais que nada seja certo, 100% verdadeiro, a cada teste de hipótese podemos nos aproximar mais do que de fato é real ou verdade.

*Giphy

Por isso a importância de apoiar e investir em ciência e da pesquisa científica sempre!

Neste 07/05/2020, faço aqui o meu “protesto” em prol da ciência!

#marchavirtualpróciência

Publicado por Carol Bernardo

Sou a Carol. Também sou bióloga, ecóloga e economista, bailarina, mãe de duas cãs, professora universitária, pesquisadora por paixão, vascaína por opção, carioca de nascimento, brasiliense de coração e escritora nas horas vagas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: