Fechar o ciclo do produto – Oi?!

ciclo de produção

Antes de tudo, é importante percebermos que fazemos parte de todo um sistema, que também opera em ciclos. A Terra, todos os ecossistemas operam em ciclos. Alguns deles conhecemos bem, como a noite e o dia, as quatro estações – inverno, primavera, verão e outono.

Outro ciclos tenho certeza que vocês já ouviram falar: ciclo da água, ciclo do nitrogênio, ciclo do carbono. O da água tenho certeza que vocês já ouviram! Especialmente as pessoas que moram em São Paulo e no Distrito Federal, pois já passamos por períodos de racionamento de água! E, provavelmente, faltou porque o ciclo foi interrompido em alguma fase. Em breve, gravarei um vídeo sobre isso, pois estamos chegando na época seca aqui de Brasília, DF, e precisamos conversar sobre o ciclo da água. O ciclo do carbono também é bem famoso! Até porque o conhecimento dele é necessário para falarmos sobre os tais créditos de carbono! Que também em breve gravarei um vídeo e escreverei sobre isso! 😉

*Giphy

Nós também operamos em ciclos. Até porque fazemos parte da natureza. São os conhecidos ciclos circadianos. Tem toda uma fisiologia por trás disso, mas o legal é que devido a esse ciclo somos influenciados pela luz do sol, ou pela falta dele, sentimos mais sono em determinadas horas da noite, sentimos fome em determinadas horas do dia. Enfim! 

*Giphy

Todos esses exemplos são para mostrar que todes nós, todes seres que habitam este planeta, funcionam em ciclos. E o sistema produtivo, ou a produção (que como o nome já diz, também é um sistema), também opera por ciclos. É o que chamamos de ciclo de produção. 

Não que eu precise aprofundar sobre isso, mas é importante saber uma coisa: os sistemas terrestres, o sistema ecológico, o sistema produtivo ( econômico) são conhecidos como sistemas complexos. E esses sistemas têm algumas características em comum, especialmente relacionadas à dinâmica energética de funcionamento. Por isso, conseguimos fazer um paralelo entre nós, como organismos, e o sistema produtivo dentro da economia. 

(Extremamente complexo) *Giphy

Bom, para que nós, como organismos, possamos funcionar, precisamos de comida. De forma bem simples, esse alimento que comemos é processado, o que precisamos é aproveitado , absorvido e encaminhado a cada lugar de destino e uso, e o que não pode ser mais utilizado é descartado. 

O sistema produtivo, ou seja, onde a produção de produtos (que você deseja, almeja) ocorre, também funciona de maneira similar. Para que algo seja produzido é necessário algo que dê energia, que no caso é o combustível, que gera a energia necessária para tudo funcionar. Da mesma forma, para que algo seja produzido dentro do sistema, é necessário matéria-prima, ou os insumos. Essas duas coisas podem ser comparadas aos alimentos que comemos, que nos dão a energia e o material (aminoácidos, glicose, ácidos graxos) necessários para construir tudo o que temos internamente. O maquinário pode ser comparado com nossos sistemas, órgãos e células especializadas.

*Giphy

Bom, voltando ao setor produtivo. A energia pode ser fornecida por meio de gasolina, carvão ou eletricidade. Os insumos dependem do que se deseja produzir. Para exemplificar, para produzir uma cadeira de madeira, você precisará de madeira, de instrumentos e de água. Durante a produção da cadeira, resíduos são gerados: a serragem, poeira e pedaços da madeira, a poluição (resíduo da combustão para o maquinário funcionar)

Entendido o processo?

*Giphy

O que significa então “fechar o ciclo produtivo”? 

Significa não ter resíduos ou usar os resíduos para retornar ao ciclo ecossistêmico. Significa fazer com que os resíduos sejam compostáveis ou biodegradáveis, retornando os microcomponentes, como carbono e nitrogênio de volta para o seu ciclo natural. Pois, a grande maioria dos insumos usados no sistema produtivo vem da natureza, sejam eles recursos naturais renováveis ou não renováveis

Aí você deve pensar: “Mas Carol, é impossível fechar o ciclo produtivo de qualquer coisa!”.

Será, eu pergunto?

Tem produtos e serviços hoje que conseguem fechar o ciclo de produção. O Projeto compostar é um deles, em que conseguem dar um destino para os nosso resíduos orgânicos, por meio da compostagem. Assim, usam o resíduo da compostagem (que é o adubo) para produzirem alimentos diversos, o que é ótimo para o solo. Eles vendem os alimentos, fazemos nossa comida e os resíduos dos alimentos que eles nos venderam, retornam para eles para compostarem e retomar todo o ciclo.

Eu, com a Bioagradáveis, faço o mesmo. Faço paninhos encerados, que são feitos de algodão, cera de abelha, resina e óleo vegetais, vendo para você. Você usa o paninho e pode me devolver, para eu dar a destinação correta e receber uma recompensa, ou reaplicar o produto para você use novamente. A destinação correta é compostar ou biodegradar (enterrar), ou seja, retornar para a natureza o que foi usado na sua produção. Os resíduos da produção dos paninhos encerados vão também para a compostagem, por serem orgânicos e naturais. 

Isso que é fechar o ciclo de produção. Espero que tenho ajudado a compreender essa parte e espero que tenham gostado deste texto. Se curtiu, compartilhe essa informação! Vamos mudar o mundo juntos!

Para ter essas informações em outro formato, assista ao vídeo:

Ajude uma cientista!

Se você é leitora/leitor ativa/ativo e gosta de nossos conteúdos, deixe uma contribuição para contiuarmos e ampliarmos o nosso trabalho de escrita e divulgação de ideias científicas.

R$10,00

Publicado por Carol Bernardo

Sou a Carol. Também sou bióloga, ecóloga e economista, bailarina, mãe de duas cãs, professora universitária, pesquisadora por paixão, vascaína por opção, carioca de nascimento, brasiliense de coração e escritora nas horas vagas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: