A Pesquisa, o meio ambiente e o covid

O que a Pesquisa cientifica, o pedido de afastamento de Ricardo Salles pela justiça e o “tratamento” do Presidente para o covid tem em comum?

O método científico por trás.

Por isso, não se engane com falas de “é melhor para o meio ambiente” ou “já me senti melhor horas depois de tomar hidroxicloriquina”!

Graças às pesquisas científicas realizadas no Brasil, sobre o meio ambiente e sua relação com a Economia e com o agronegócio, é que conseguimos traçar paralelos entre produtividade e conservação do meio ambiente.

(“Ciência”) *Giphy

O setor produtivo não sobrevive sem os recursos naturais. Mas, deve-se tomar cuidados com relação à exploração, pois tudo nessa vida tem limite! E com os ecossistemas e ciclos ambientais não seria diferente. O que o (des) ministro fez foi abrir as porteiras para o destamento, justificando que as leis ambientais e todos os processos são muito duras e que temos muitas terras em áreas de preservação.

Só que não, como os estudos de ecologia de ecossistemas têm mostrado. (Em breve escreverei mais sobre isso)

Da mesma forma, o método científico, no qual toda a pesquisa é baseada, já mostrou em inúmeros países, inclusive no Brasil, que a hidroxicloriquina NÃO é um tratamento eficaz para o covid.

“Ah Carol, mas pode funcionar para uma pessoa! Fulano de Tal, meu vizinho tomou e diz que funcionou. E agora o presidente está tomando e está dizendo que está funcionando!”

Funcionar para 1, 2 ou 10 pessoas é MUITO diferente de funcionar para 200.000.000 de pessoas. Por isso a pesquisa científica é tão importante!

(“Isso não é um método. Isso é uma provocação”) *Giphy

A outra questão é: será mesmo que o Presidente está contaminado ou isso não é mais um mentirinha contada para você acreditar que hidroxicloriquina funciona? Da mesma forma que muitos acreditaram que precisamos liberar geral para a boiada passar, já que tem muitas terras em preservação, não utilizáveis, e que precisamos de mais alimentos para a população?

Percebe?

*Giphy

Não se engane! SEJA CRÍTICA/CRÍTICO!

É isso que a educação científica faz! Nos faz questionar e ir atrás de informações e fatos baseados em métodos. Por isso a ciência é importante para todes nós!

Publicado por Carol Bernardo

Sou a Carol. Também sou bióloga, ecóloga e economista, bailarina, mãe de duas cãs, professora universitária, pesquisadora por paixão, vascaína por opção, carioca de nascimento, brasiliense de coração e escritora nas horas vagas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: