5 questões que você provavelmente não faz!

Quando comecei a estudar Economia eu percebi como minha visão das leis, especialmente as ambientais, eram bem diferentes das que eu imaginava. Eu sempre pensava: “como assim as pessoas não cumprem as leis! É tão simples!”. Só que percebi que não são tão simples assim.

Veja o exemplo atual que temos: muitos estados aderiram à abolição de canudos plásticos, copos e sacolas, por meio de leis estaduais. Eu realmente acho lindo que conseguimos, finalmente, redigir leis que tornem o plástico um produto proibido. Especialmente nas formas de canudo, copos e sacolas.

(Faça a mudança) *Giphy

Só que esquecemos algumas coisinhas nesse meio aí… E essas “coisinhas” se resumem a 5 perguntas:

  1. Tem gente para fiscalizar?
  2. Já calcularam o custo da fiscalização? Quem irá arcar com esses custos?
  3. Conversaram com o setor produtivo e empresarial para que estejam de acordo e busquem soluções viáveis como substitutos desses produtos?
  4. Governo, setor produtivo e empresarial apoiaram pesquisas para que achem soluções viáveis e novos produtos substitutos mais rapidamente?
  5. Educaram a população com relação ao uso e aos impactos negativos que o uso de plásticos pode trazer para a sua vida e a dos seus queridos e queridas?

Provavelmente a resposta é não para todas ou para a grande maioria dessas perguntas.

Aí depois todos (população, governo, setor produtivo e empresarial) reclamam que as leis (especialmente as ambientais) não funcionam!

Será por que, né?

(Po que?) *Giphy

Porque as pessoas não querem se responsabilizar por seus atos. Porque nenhum dos setores pega parte da responsabilidade para si e acaba deixando tudo para o governo, sem fazer a sua própria parte.

Mais autorresponsabilidade, por favor!

Publicado por Carol Bernardo

Sou a Carol. Também sou bióloga, ecóloga e economista, bailarina, mãe de duas cãs, professora universitária, pesquisadora por paixão, vascaína por opção, carioca de nascimento, brasiliense de coração e escritora nas horas vagas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: