Por que falar de sustentabilidade?

“Carol, mas por que você está com essa temática agora?”

“Por que falar de sustentabilidade?”

Porque precisamos, mais do que nunca, falar sobre isso! Falar a REAL sobre isso!

Falar que sustentabilidade não é só trocar papel branco por papel reciclado, ou parar de usar copos plásticos. Que é muito além disso!

(“O que?! Não pode!!”)*Giphy

Para falar a verdade, durante o doutorado em Economia não gostava muito de ouvir sobre isso fora dos muros da academia. Porque me incomodava a forma disrupta como o conceito era usado.

“Então, parou de te incomodar?”

Não.

Mas, eu decidi fazer alguma coisa a respeito! Falei na live de ontem (está gravada aqui) que sou “a mulher do conceitos”! Eu gosto de conhecer o conceito a fundo, sua origem, por quem foi cunhado e o contexto por trás de tudo.

E sei que conceitos podem mudar o longo do tempo. Mas, esse não foi o caso do termo “Desenvolvimento Sustentável” de onde surgiu “essa tal de Sustentabilidade”! Ele continua vivo, mas foi disseminado de maneira equivocada, pendendo mais para um lado (ambiental) do que outro (social) ou vice-versa.

E é por isso que é necessário falar disso. Falar que é possível mudarmos nossa realidade a partir do conhecimento deste conceito. De fazer diferente no nosso dia a dia. De reverberar essa nova forma de viver para pessoas ao nosso redor.

E, assim, cada um de nós mudar a nossa realidade. Se todes fizerem isso, 8 bilhões de pessoas fazendo algo em prol da manutenção dos recursos naturais para essa e futuras gerações, imagina como seria o mundo daqui a alguns anos?

Acredito que ainda podemos mudar… Basta começarmos com o primeiro passo. E ir a passos de formiguinha em direção a adoção de hábitos melhores de vida.

*Giphy

Iniciarei um grupo no Telegram: Sustentabilidade na Prática! Para se junar, basta clicar aqui!

Publicado por Carol Bernardo

Sou a Carol. Também sou bióloga, ecóloga e economista, bailarina, mãe de duas cãs, professora universitária, pesquisadora por paixão, vascaína por opção, carioca de nascimento, brasiliense de coração e escritora nas horas vagas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: